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Modelo de Gestão Baseado em Metas e Indicadores de Performance

por Douglas Gayo

Modelo de Gestão Baseado em Metas e Indicadores de Performance

Aviso: Só continue lendo se você deseja melhorar os resultados da sua empresa!

Você sabe exatamente qual foi o resultado da sua empresa no último mês? Quer melhorar os resultados da sua empresa? Então a matéria de hoje é para você! Vamos falar sobre o Modelo de Gestão.

Há muito tempo venho te dizendo que gerenciar uma empresa é construir resultados, é construir riquezas. Há muito tempo também venho te dizendo que a melhor maneira de você conseguir construir resultados sustentáveis na sua organização é utilizando-se de um modelo de gestão baseado em indicadores de performance e metas.

Na matéria de hoje você vai aprender de uma forma muito simples como construir indicadores de performance e metas para sua empresa em apenas quatro passos.

 

Passo 1: Conheça a realidade operacional e financeira da sua empresa.

O primeiro passo é medir, medir, medir e medir… para que você possa criar metas consistentes e coerentes você precisa conhecer intimamente a atual realidade operacional e financeira da sua empresa. Como você pode criar uma meta de lucratividade de 12% se você não conhece sua atual lucratividade? Como você vai criar uma meta para produzir dez mil unidades de determinado produto se você não sabe quantos produz atualmente?

 

Passo 2: Faça uma análise consistente do ambiente interno da sua empresa e do ambiente externo onde sua empresa está inserida.

É preciso conhecer quais são as forças da sua empresa. O que eu faço muito bem feito? Quais são meus diferenciais competitivos? Esses processos devem ser constantemente monitorados para que a “qualidade” nunca diminua.

Também é de suma importância reconhecer quais são as oportunidades de melhoria que sua empresa possui. O que eu não faço tão bem feito que precisa ser melhorado?

Fique ligado em oportunidades de mercado que possam surgir. Existe algo acontecendo no mercado que permitirá que eu aumente meu volume de vendas? Existe algo acontecendo no mercado que me permitirá reduzir os custos e despesas da minha empresa? Existe alguma tendência de mercado que me permitirá lançar um novo produto?

Também é preciso estar atento a ameaças que possam interferir negativamente na sua empresa. Existe algum projeto de lei que restringe ou dificulta a comercialização do meu produto? Existe algum produto substituto ao meu que seja inclusive mais barato? É de suma importância criar ações para que possamos mitigar esses riscos.

 

Passo 3: Responda a pergunta: Quais são os fatores críticos para o sucesso da minha empresa?

Os itens que você colocar na resposta desta pergunta devem ser “obrigatoriamente” monitorados constantemente. Se você identificar que a agilidade na entrega é um fator crítico para o sucesso da sua empresa, você deve ter um indicador monitorando por exemplo o “tempo médio de entrega”, ou ainda, a “satisfação do seu cliente com o processo de entrega”.

 

Passo 4: Responda a pergunta: Quais são os objetivos da minha empresa para os próximos anos?

Para você conduzir sua empresa ao sucesso você precisa primeiro definir qual será o seu destino e qual será o caminho. Onde queremos estar daqui a um ano? E daqui a dois anos? E daqui a cinco anos? Você “dono” da sua empresa é o capitão deste barco. Sua tripulação apenas realiza ações que farão seu barco se movimentar, no entanto, o responsável pelo leme é você. Você precisa saber onde deseja chegar e qual o caminho percorrer.

Seguindo esses quatro passos você terá uma visão muito clara de quais são os indicadores de performance mais importantes, mais apropriados para sua empresa, e quais serão suas respectivas metas.

Lembre-se sua empresa existe exclusivamente para gerar riquezas, e criar indicadores de performance vai te aproximar mais rapidamente deste objetivo.

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Douglas Gayo

MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Finanças pela Unochapecó. MBA em Engenharia da Produção pela Unochapecó. Graduado em Ciências Contábeis pelo IBES/Sociesc. Atua como assessor financeiro com foco em Gestão Estratégica de Capital de Giro; Gestão Estratégica de Resultados; Gestão Estratégica de Custos; Captação de Recursos Financeiros de Longo Prazo; Planejamento Estratégico; e Modelagem de Novos Negócios. Sócio fundador da Vettor Gestão Empresarial, empresa que atua com assessoria financeira. Instrutor de Treinamentos na área de Gestão Estratégica de Capital de Giro. Membro do Núcleo das Assessorias e Consultorias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), onde é membro desde o ano de 2013.
Douglas Gayo

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